segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Equinócio de Primavera


Momento de Renascer

         Finalmente estamos próximo da Primavera!Um tempo de renascimento, cor, alegria, energia!
         Um momento de celebração milenar em que o homem testemunha, extasiado e festivo, o desabrochar exuberante da vida natural.
         Trata-se de um fenômeno que ocorre duas vezes por ano. Em março, quando começa o Outono, e em setembro, quando chega a Primavera. Ambas as palavras originam-se do latim: Equinócio (aequus=igual; nox=noite) e Primavera (primo=começo; vere=verão).


         Durante os equinócios, a duração do dia e da noite é a mesma porque é quando o Sol, com exatidão, nasce no Leste e se põe no Oeste. Após esse momento, temos a impressão de que Astro-Rei vai gradativamente se afastando desses dois pontos cardeais para, na medida em que o equinócio seguinte estiver se aproximando, ele retorne aos poucos.
          O Equinócio da Primavera nos remete para o fim do inverno e o renascimento representado pela estação das flores que simboliza a fertilidade através do florescimento. Nesta data também estamos no início do signo de libra, cuja simbologia está pautada no equilíbrio.
          É momento de reflexão, revisão de valores e despojamento de situações, idéias e sentimentos que nos enfraquecem e dar espaço ao novo.
         Isto quer dizer que para alcançarmos a harmonia interior e exterior, torna-se necessário a busca e o exercício constante do equilíbrio. Também significa trabalhar para ir de encontro ao nível máximo de harmonia, de paz e de amor em nós e na nossa relação com a natureza, com o Cosmos e com Deus.
         É o momento que muitos consideram o início do ano pois é quando ocorre a força de arranque da vida na Terra, o desabrochar das sementes.
        Como a Primavera marca uma fase de renascimento da Natureza pelo fim do período de hibernação e recolhimento que caracteriza o Inverno, essa passagem sempre foi vista como a transição de um tempo de trevas para um tempo de luzes. Ela é, realmente, um momento especial do ciclo das estações. É muito bom sair para desfrutar o mundo lá fora; tudo à nossa volta tende a ficar mais agradável: o canto dos passarinhos, as flores que desabrocham tornando o ambiente mais bonito e perfumado, as cores que ficam muito mais vivas, os passeios que ficam mais alegres e divertidos... Há, de fato, mais poesia nos corações mandando para longe a melancolia tradicionalmente associada ao Inverno.
        É natural que as pessoas se embelezem mais e se busquem entre si.
        Agora sabemos um pouco mais porque a Primavera é um momento tão especial: é que ela espelha uma condição de beleza e harmonia envolvendo a Natureza e todas as criaturas que nela tomam parte. Dia e noite em equilíbrio, convém nos afeiçoarmos a este espírito!        Por isso aproveite para fazer planos, projetos, renasça pra vida ! Seja Feliz!!!!!!!!!!!

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário