Educação de Valores

       
      A Escola que queremos Fundar aqui em Viamão-Rs é um Projeto quem tem como objetivo principal: Resgate  a Familiar; Respeito a si e ao próximo, a natureza, as tradições,as gerações....,enfim todas as  coisas que realmente devemos dar importância só q/ infelizmente esta sendo deixado de lado.Também queremos proporcionar uma Educação "Especial" voltada para as Crianças da Nova Era: Índigo e Cristal.
      Com esse Projeto será possível formar uma sociedade mais Justa,Digna,de Ordem visando assim o Progresso geral.
       O projeto baseia-se num método diferente de aprendizado baseado no método Sathya Sai em Valores Humanos.


       Uma criança, sob a visão holística, é uma alma que entra em um corpo que saiu do útero. Torna-se um ser vivente com alma. É uma pessoa, um ser humano que vai ser formado ainda.“A criança vai sendo moldada aos poucos, formando o corpo. E, a medida que o corpo vai se desenvolvendo, vai formando uma consciência.E é essa consciência que queremos moldá-la com base no Resgate Familiar; Respeito a si e ao próximo a natureza, as crenças,religiões,enfim nas coisas que realmente devemos dar importância só q/ infelizmente esta sendo deixado de lado.
       Com o auxílio desse método será possível formar uma sociedade mais Justa, Digna de Ordem visando assim o Progresso geral.
       A alma é um ser espiritual, sendo assim, a criança torna-se um ser espiritual. Até os três anos de idade, ela está vivendo no mundo de onde ela veio, o mundo espiritual. Ela vai ter que adaptar ao mundo físico que esta ou seja  aqui na terra  e essa Terra no momento esta precisando e muito de nossa Ajuda”!
       Assim a criança se tornará um ser sempre saudável, estudiosa, agradável e com maior desenvolvimento nas fases seguintes. Consequentemente formando um adolescente e depois um adulto consciente, respeitável preocupado com a situação do que está em sua volta.
       O homem como o centro, objeto fundamental da educação, dentro do processo em que envolve a vida humana, individualmente ou em grupo, é responsável pelo seu próprio destino. A educação deve ajudar o indivíduo a revelar-se como pessoa, ajudá-lo a manifestar, de forma atuante, as suas potencialidades para que possa dizer para que veio ao mundo.
      Hoje, tem-se como exemplo a aplicação de metodologias educacionais que são utilizadas dando ênfase apenas à questão de conhecimentos técnicos, negligenciando o contexto de Valores Humanos. Uma prova disso é que as crianças se encontram  assoberbadas de conteúdos, que só desenvolvem seu intelecto ocupando o seu tempo com leituras que pouco servem para melhorar o seu relacionamento com os colegas e com elas mesmas. Isso remete ao pensamento de SAI BABA apud BURROWS & AYUDHYA (2000) 
“A educação não é aquisição de informações cansativas a respeito de objetos e homens, é a percepção do interior de si e a fonte da alegria da paz e da coragem”.
      A educação deve ajudar a criança a descobrir-se como pessoa,desenvolver suas potencialidades para que, no futuro, esta possa aplicar, na realidade do meio exterior, de modo que a pessoa se perceba como um agente transformador, que transforma e é transformado por esse meio. Este processo só poderá ocorrer através da família e da escola.
      A criança, como agente desse processo, deve ser bem orientado para que possa intervir de forma correta e, para isso, precisa ter bons exemplos e sobretudo, aprender a fazer a distinção entre o bem e o mal.
      É nesse sentido que a educação é o instrumento principal deste momento,para que se possa preparar o indivíduo para ser um bom profissional e  um adulto consciente, respeitável preocupado com o mundo ao seu redor.
      Portanto, os princípios básicos da educação devem levar o indivíduo a se desenvolver de forma responsável formando assim um homem moral. O homem moral é aquele que avalia as conseqüências de seus atos de forma profunda,levando em conta o respeito pelo seu semelhante e também cultivando a prática dos Valores Humanos não apenas em direção aos  seus semelhantes mas em relação á natureza e todos os outros seres, procurando o bem. Esse homem reflete, admira e constrói com respeito e amor a si e aos outros, pois, para ser bom, não deve ser apenas inteligente e especialista no seu trabalho mas na sua conduta. Nesse sentido não se pode negar o papel do professor, conforme afirma  SAI BABA apud BURROWS & AYUDHYA (2000,p.2):
“O professor   têm a maior  participação na moldagem do  futuro de um  país. De todas as profissões a de vocês é a mais nobre, a mais difícil e a mais importante”.
     A  mais  importante busca humana é esforçar-se pela moral idade em  nossa ação. Nosso equilíbrio  interno, inclusive da existência, depende disso.  Somente a moral idade em nossas ações pode dar  beleza e 
dignidade à vida. Fazer disso uma força viva é trazê-l a  para a  consciência é talvez a tarefa principal da educação”.
Por isso mesmo, os Valores Humanos precisam ser recuperados  e reforçados no indivíduo, trabalhados diariamente. As escolas precisam buscar soluções que possam contribuir na mudança do comportamento dos nossos estudantes. Considerando que os valores são os norteadores da conduta e da ética desses estudantes e que o indivíduo aprende por excelência através de exemplos, principalmente nos primeiros anos de sua vida, SAI BABA apud MARTINELLI & DISKIN et al (1998). Declara que:
“O pai, mãe e o professor são os principais responsáveis pela formação do  futuro de um país” .  
Portanto, professores, educadores, pais, terapeutas,psicólogos e todos que são responsáveis pela educação de nossos alunos, devem juntos  buscar um programa ou métodos que possam ajudar a reforçar, inserir  ou mesmo, pensar  em uma valorização maior na aplicação dos princípios morais. E, finalmente, espera-se que  os estudantes possam orgulhar-se de sua conduta e não somente de suas notas, assim como seus pais e professores, formando com isso, um país e um mundo melhor.

      Através do nosso trabalho com as terapias e com a divulgação desse nosso Projeto: Educação de Valores, através das Redes Sociais ( Blog,Orkut,Facebook...) estamos visando informar,mobilizar  e "juntar" pessoas com ideais, pensamentos e objetivos afins que estejam dispostos a seguir conosco nessa missão e também estamos buscando auxílio,apoio/patrocínio para construirmos a Escola e assim colocar em prática o projeto.
      Todos que concordarem com a nossa causa e se propuserem a nos ajudar  seja pela divulgação, busca por patrocínio...Serão Muito Bem Vindos!
       Informações, Dúvidas ou Sugestões:
      crislaineterapias@yahoo.com.br;
      espacorenascerdafenix.blogspot.com;
      
                                                     Grata pela atenção de todos.
                                                                PAZ E LUZ!!!