quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de setembro, Dia Mundial da Paz e Dia da Árvore

 Dia Mundial da Paz e Dia da Árvore

                                            

          21 de Setembro é proclamado pela ONU como sendo um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. Neste dia, comemora-se também, no Brasil, o Dia da Árvore. Paz e árvore são duas palavras que remetem a muita reflexão, e que combinam perfeitamente juntas.

         Os povos de todo o mundo são chamados para refletir e agir no Dia Internacional da Paz, num mundo cada vez mais caótico e instável, marcado por profundas injustiças sociais e sob o signo da guerra. Nações, povos de diferentes origens e culturas, religiões e filosofias de vida diversas se irmanam na busca pela paz, quando se entende que nenhum caminho é superior a outro.
         Nem todos sabem que o Brasil abriga uma Universidade da Paz. Criada por um movimento mundial de pessoas e instituições afins, a Unipaz trouxe a idéia de semear uma cultura de paz entre os vários segmentos sociais, além de tornar ampla a consciência e promover a integridade do ser, divulgando dessa maneira, o movimento holístico.

         O grande idealizador e mentor desse ousado projeto é Pierre Weil, nascido em Strassburgo, educador, psicólogo e escritor, que dedicou toda sua vida a promover, divulgar e aprofundar reflexões e vivências relacionadas à paz e não violência e que encontrou no Brasil "o abraço brasileiro responsável pela escolha de viver aqui".
         Demorou pra cair a minha ficha de que hoje as fronteiras não existem mais. O que ocorre aqui, ocorre acolá. Não são mais as fronteiras territoriais que nos separam. A separação é apenas na mente. Graças aos avanços tecnológicos e ao poder das mídias sociais quando utilizadas para o bem, estamos todos conectados. Sentimos na pele que uma ação pequena pode afetar milhões de pessoas, a milhares de quilômetros de distância. Aprendemos a ter consciência global, e entendemos que podemos - e devemos - agir em nosso pequeno mundo. E que isso já é o bastante!



        
       
           "Nós não podemos fazer grandes coisas. Apenas pequenas coisas com grande amor."

                                                                            Madre Teresa
           "O problema com o mundo é que fazemos o círculo de nossa família muito pequeno."

                                                                            Madre Teresa
          

            VOCÊ!

          A verdadeira paz só será alcançada quando cada um conseguir gerar paz dentro de si e para todas as suas relações.
         No Dia Internacional da Paz, você pode fazer pouco. Mas o pouco de cada um torna-se muito para a humanidade. As manifestações de eventos de paz podem ganhar muitas formas de expressão através da arte, educação, cultura, música, performances, petições, esportes, e muito mais. Você pode se engajar e fazer a diferença! Comece já!
      

                                 
 
                                                 Dia da Árvore
            Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

            Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.


    
          No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.



                                               Frases sobre o Dia da Árvore
“As árvores são poemas que a terra escreve sobre o firmamento. Derrubamo-las e transformamo-las em papel para registrar nosso vazio.” Khalil Gibran


“Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto no vale, mas seja o melhor arbusto à margem do regato.” Douglas Malloch

“Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”  Tom Jobim

“As tempestades fazem os carvalhos aprofundarem suas raízes.” George Herbert

“A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.” Provérbio árabe

“O verdadeiro significado da vida é plantar árvores, sob cujas sombras você não espera sentar.”

“Já matei bastantes árvores no mundo.” Stephen King

“Conhece-se a árvore pelos frutos, não pelas flores ou pelos galhos.” Clemente de Alexandria

“Apenas quando não houver mais peixes no mar, animais na fauna e árvores nas florestas é que o homem aprenderá que não se come dinheiro.” Ditado indígena

“Por que você se assusta? O que acontece para a árvore, acontece também para o homem. Quanto mais deseja elevar-se para as alturas e para a luz, mais vigorosamente enterra suas raízes para baixo, para o horrendo e profundo: para o mal.”   Friedrich Nietzsche

“O real sentido da vida é plantar árvores, debaixo de cujas sombras talvez você nunca se sentará.” Nelson Henderson

“Onde as madeiras de lei? Se a lei deixou derrubá-las?” Carlos Drummond de Andrade

“Transformai uma árvore em lenha que ela arderá; mas, a partir de então, não dará mais flores nem frutos.” Tagore

“Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.” Platão

“Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras.” William Shakespeare

“Quando a última árvore tiver caído,
 quando o último rio tiver secado,
 quando o último peixe for pescado,
 vocês vão entender que dinheiro não se come.”
                               Greenpeace

             PARE,PENSE,REFLITA! A HORA É AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário