sábado, 24 de agosto de 2013

A Chave para uma Vida Equilibrada e Feliz


Nunca se falou tanto em Qualidade de Vida e Bem-Estar como ultimamente, mas como ter qualidade de vida e sentir-se bem com tantas atividades a serem feitas e a cada dia que passa parece que aumenta mais o trabalho e diminui mais o tempo. É trabalho, casa, família, filhos, marido/esposa... e o Lazer fica como? Normalmente em último plano o que acaba deixando as pessoas mais doentes, tristes, depressivas, sedentárias... . É muito difícil ter equilíbrio em todos os setores, ou seja, ter um tempo disponível para cuidar de todos os setores descritos acima sem deixar nenhum de lado, e quando não existe equilíbrio sentimo-nos desorientados e  até descontrolados algumas vezes o que normalmente ocasiona irritabilidade, insatisfação e infelicidade. Vocês já devem ter visto na mídia aquelas reportagens normalmente dos motoristas descontrolados no trânsito agredindo quem cruza seu caminho, não é verdade?

Tempo para Trabalhar: Mais do que ser um meio de sustento, muitos de nós hoje em dia trabalha porque adora o que faz, querendo assim progredir na carreira, fazer sempre mais e se destacar em seu ramo. O estímulo intelectual é poderoso e gratificante, mas também em algumas ocasiões para certas pessoas pode-se tornar viciante ou até mesmo sacrificante ( quando não se trabalha com o que se gosta ). Em alguns trabalhos principalmente aqueles que causam elevado nível de estresse como é o caso de Médicos, Professores, Motoristas..., muitas vezes acabam ocupando grande parte do vida da  pessoa, o que acaba deixando as demais áreas de lado acarretando sofrimento e insatisfação e muitas vezes isso acontece sem se perceber. Agora pare um pouco e reflita: Como está o relacionamento entre você e seu trabalho? Você tem tempo para fazer outras atividades que lhe dê prazer? Você consegue passar um tempo perto das pessoas que gosta? Se a resposta para mais de uma dessas perguntas for não é melhor você fazer uma análise dos motivos, exemplo do que pode estar de atrapalhando: má gestão de tempo, muitas responsabilidades, ambição desmesurada, pouca concentração... e claro procure melhorá-los. Treine sua mente para se desligar do trabalho, ou seja, quando sair do seu local de serviço feche a porta esqueça os problemas do dia e entre na porta da sua vida pessoal. O seu trabalho vai continuar no mesmo lugar e o que possa ter acontecido de desagradável não mudará pelo fato de você ficar pensando no mesmo, por isso não perca seu tempo e energia remoendo, mude seu padrão de pensamento mantenha-o elevado, com pensamentos bons, não esqueça: O Positivo Atrai o Positivo!! Principalmente no fim de semana, no dia de sua folga,  desligue-se  do trabalho e aproveite para recuperar a exaustão profissional, descontrair-se, estar com as pessoas que você gosta, fazer coisas que gosta, ok?

Tempo para Você: É imprescindível que você reserve um tempo só teu! Entre os compromissos pessoais, profissionais e a tentação de se esticar no sofá não sobra muito tempo não é verdade? Agora tenha em mente que tempo para si é fazer algo que você goste como: sair com os amigos, fazer um passeio em família, ir ao shopping, sair pra dançar, ler um bom livro..., independente do que você gosta de fazer tenha sempre em mente: Se não estamos bem com a gente mesmo quem vai estar?

Tempo para os Outros: Sem a nossa tão querida internet e as redes sociais que a mesma nos oferece que tanto nos distrai, diverte, seria muito difícil interagirmos com todas as outras pessoas com quem temos contato diariamente e até com familiares que moram longe. Além de prejudicar as relações pessoais e profissionais devido a tantos afazeres que precisamos realizar o afastamento da convivência social pode tornar-nos uma pessoa isolada, solitária, apática, amargurada, fria. Mais do que receber Carinho, Atenção..., o que não deixa de ser crucial para uma vida harmoniosa cabe a cada um de nós oferecer também aos outros. A quanto tempo faz não faz uma surpresa para aquele alguém especial, familiar ou mesmo um amigo, será que não está na hora de oferecer Carinho e Atenção também as pessoas que estão a sua volta? Pense Nisso!!

Tempo para a Saúde:  Sem uma boa saúde não é possível termos um bom rendimento nos diversos setores de nossas vidas e muito menos vivermos com Qualidade de Vida. O equilíbrio entre: Espírito, Mente e Corpo é importantíssimo para estarmos nos sentindo bem e assim desenvolver as atividades que nos cabe da melhor forma possível, sem mencionar o fato de proporcionar Bem-Estar a quem se aproxima. Procure manter uma alimentação saudável, praticar exercícios diariamente, dormir bem, fazer exames médicos ao menos uma vez no ano e também porque não criar um hábito de relaxamento, pode ser Meditação, Yoga ou qualquer outra atividade que você se sinta relaxado.

Tempo de Acalmar o Coração:  Muitos de nós passam o dia a correr de um lado para o outro e mesmo assim chegar atrasado já se tornou rotina devido ao trânsito e demais imprevistos que nos deparamos cotidianamente. Muitos dizem que toda essa correria dá-se devido a falta de tempo, mais e o equilíbrio não faz a diferença também? Quando conseguimos dedicar tempo exclusivo a cada uma das áreas de nossas vidas dando a devida importância, deixamos de viver na correria, estressados, insatisfeitos. Mas  como diminuir a correria de cada dia? Simples, você pode começar através de pequenos gestos como: acordar um pouco mais cedo, escolher a roupa que vai usar  na noite sem deixar pra última hora, sempre que possível e quando não for tornar possível, sentar pra fazer suas refeições com calma, devagar, pois ao comer rápido de mais além de você fica sentindo um mal estar o dia todo também faz mal pra sua saúde, por isso pense se valerá a pena.  Este tempo para acalmar o coração, ou como alguns conhecidos nossos falam muita calma nessa hora rsrs, proporciona menos estresse, mais felicidade, tranquilidade, satisfação... Pense Nisso e experimente temos certeza que gostará do resultado!!

Tempo para Tudo:  A chave para uma vida Equilibrada e Feliz está em: encontrar alguma forma para dividir o seu dia para que assim você consiga  efetuar todas seus compromissos em todos os setores, caso não seja possível todos os dias divida durante a semana. É fundamental assumir o fato de que cada uma das áreas da sua vida tem a mesma importância e que todas elas influenciam umas as outras de forma seja negativa ou positiva o que consequentemente afeta você. 
Encontrar o equilíbrio é focalizar o positivo, é procurar o bem-estar e a felicidade em tudo aquilo que faz e tenta fazer,é procurar colocar em suas atividades diárias ou quando não for possível ao menos semanais, atividades que você gosta de fazer, que lhe proporcione prazer, seja um passeio, uma viagem, um hobby...,  só assim é que alcançará o equilíbrio. 
Fik a Dik > Experimente!!
Por: Crislaine Fraga & Dara Ramos
⊱✿◕‿◕✿⊰ Bjo, Bjo, Paz & Luz!⊱✿◕‿◕✿⊰



Nenhum comentário:

Postar um comentário