sexta-feira, 1 de julho de 2011

Massagem Bioenergética X Estress

                                        O que é a Massagem Bioenergética?

       É a técnica que utiliza o princípio de observação do ritmo das energias sutis e da Bioenergética. Têm procedimentos de manipulação do corpo, pressões controladas a nível superficial e profundo, toque para relaxar a musculatura contraída e exercícios que propõem ajudar a pessoa a entrar em contato consigo mesmo, liberando as tensões por meio de movimentos apropriados e respiração correta.

                            
                                     Objetivos da Massagem Bioenergética
      No trabalho da bioenergética o importante não é o que o cliente fala, mas como fala, o que está reprimindo em seu olhar, no jeito de se movimentar, no tom de sua voz. O terapeuta que aplica a MASSAGEM RÍTMICA BIOENERGÉTICA propõe ajudar a pessoa a entrar em contato com suas tensões e liberá-las através de movimentos cadenciados e apropriados.
      Quando uma criança nasce, sua respiração é perfeita. É abdominal. Durante seu crescimento e desenvolvimento, muitos bloqueios, medos, e censuras vão se acumulando, tendo início em casa com os pais, depois na escola, mais tarde o convívio com o trabalho, fazem com que esta pessoa crie defesas. Então, sua energia fica muitas vezes estagnada. Deixa de respirar naturalmente, sua auto-expressão é reduzida, a comunicação com o mundo exterior se torna difícil, refletindo em seu corpo.
      Dia após dia, seus movimentos ficam bloqueados. Na vida adulta se torna uma pessoa cheia de travas, ressentimentos, tensa, com a musculatura endurecida e dolorida, quando não somente isto, desenvolve sentimentos conflituosos e pensamentos confusos. Muitas dessas pessoas geram em seu organismo doenças crônicas, tais como: enxaquecas, gastrites, bronquites, asma, dores e curvaturas na coluna, pressão alta, cansaço, depressão, estresse, e assim por diante, até o momento que ela nãomais suporta suas dores físicas e busca recursos com as drogas químicas.
                                            
                                           A Massagem X o Estress
       Os fatos citados por clientes que buscam a MASSAGEM RÍTMICA BIOENERGÉTICA, são inúmeros.Dentre os principais causadores do estress estão: problemas no trabalho,desintendimentos familiares,mal relacionamento com o cônjuge,problemas de saúde... .Todos esses problemas juntos ou/em separados ocasionam distúrbios em nosso organismo, desequilibrios,bloqueios.Esses bloqueios forma uma éspecie de Carapaça Muscular(escudo),que são nada mais nada menos que  um conjunto de tensões musculares que estão organizadas em sete seguimentos básicos, distribuídas pelo corpo, desde a cabeça até os pés.
       As funções das CARAPAÇAS são criar barreiras de defesas e proteção, que bloqueia o contato da pessoa com as suas sensações, sentimentos e também com o mundo. Além disso, ela provoca uma inibição respiratória, que consequentemente diminui a ventilação pulmonar e a restrição às sensações físicas.
       O mecanismo que dá origem a CARAPAÇA MUSCULAR é o de repressão, que significa inibir e negar determinadas sensações e impulsos, que estão dentro do contexto em que a pessoa se desenvolve.
      Vamos compreender antes a ligação decorrente entre emoção, musculatura e respiração. A Palavra emoção quer dizer "mover para fora", ou seja, o movimento das sensações naturais.

     Quando uma pessoa passa por uma sessão de MASSAGEM RÍTMICA BIOENERGÉTICA, ela começa a fazer descobertas de quanto ela esta limitada. As primeiras CARAPAÇAS MUSCULARES são removidas, então percebe o quanto a Vida pode ser prazerosa e seu corpo pode ser saudável.

                                                       Seus  Benefícios
      A Massagem Rítmica Bioenergética, tem um propósito que vai além do que somente aliviar as dores físicas. Ela trabalha a nível profundo de circulação total, equilibrando os centros vitais para melhoria de todo estado corporal, mental e psíquico.
      O terapeuta, além de utilizar a técnica que auxiliar a remover as CARAPAÇAS MUSCULARES, usa a leitura corporal e a intuição para conhecer o que realmente a pessoa está necessitando. Todo o trabalho deve ser feito pelo terapeuta em profundo estado meditativo para criar uma interação entre massagista e massageado. Os resultados surgem logo em uma primeira sessão. Massagem Terapêutica é para tratamento e prevenção de doenças.  
        A massagem atua equilibrando as funções dos músculos, tendões e nervos conseguindo entrar em harmonia onde as pessoas conseguem ter uma vida melhor. Freqüentemente, as pessoas procuram um terapeuta para sarar um determinado problema, mas, durante uma série de tratamento, elas também podem experimentar outros benefícios, tais como um sono mais profundo, uma sensação de maior tranqüilidade, de maior centralização e de menor tensão, uma sensação de leveza e de luz, ou de desaparecimento de incômodos e dores antigos.
      Além de ser um tratamento eficaz para muitos problemas de saúde, promove também a saúde do corpo, da mente e do espírito como um todo.Nesse sentido, ele atua de modo preventivo, reduzindo as chances de a pessoa adoecer no futuro. Tensão muscular prolongada pode causar dor, que leva o espasmo muscular, que resulta em mais dor. Dores de cabeça devido a tensão e dores musculares na região da coluna cervical estão freqüentemente associados com tensão muscular prolongada. Reduzindo a tensão muscular a dor pode ser diminuída e a flexibilidade do músculo aumentada, Pode ser usada urna leve separação manual das superfícies articulares ou em conjunção com a mobilização articular ou alongamento, para diminuir dor articular e espasmo muscular ao redor de uma circulação.
        A massagem, pode ser usada para aumentar a circulação local e diminuir o espasmo, tensão muscular e a rigidez. O relaxamento e o exercício terapêutico também tem sido usado por muitos anos para aliviar a dor, tensão muscular e disfunções físicos e mentais associados, incluindo dores de cabeça por tensão, aumento da pressão arterial e problemas respectivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário