terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O seu tempo voa? Entenda por que!

Por Professoras e Terapeutas: Crislaine Fraga e Dara Ramos Ramos



Se todas as informações que acessamos durante um dia de vida fossem processadas em nosso cérebro de forma consciente, ficaríamos loucos. Uma pessoa adulta gozando de saúde normal costumar ter entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Nosso cérebro funciona de forma inteligente, evitando fazer duas vezes o mesmo trabalho. Naturalmente, identifica e classifica experiências repetidas dando respostas de forma automática, as quais se expressam como reações-padrão. 

Ao vivenciarmos uma experiência nova, o cérebro utiliza muita energia e recursos para elaborar o que está acontecendo. Esse processo nos faz sentir mais vivos, por isso, os novos desafios são tão estimulantes. Quando estamos aprendendo a dirigir um carro, parece-nos tarefa difícil, o nível de adrenalina em nosso sangue sobe, nossa atenção consciente é utilizada ao máximo.

Porém, a maior parte dos pensamentos de um adulto é automatizada, processa-se de forma inconsciente. Um motorista experiente chega inteiro ao trabalho todos os dias pela manhã, porém, não se lembra do percurso realizado até seu local de destino. Isso acontece porque o cérebro simplifica o processo, usando as experiências vivenciadas. A memória já registrou o conteúdo das placas, a marcha que deve ser utilizada, e a rota a ser percorrida. A mente não teve que parar e processar essas informações já conhecidas, todo o comportamento ocorreu de forma automática. Desta forma, fica a impressão de não se ter vivenciado aquela experiência.

Com a maturidade, a quantidade de registros gravados na memória aumenta em nossa vida; há escassez de novidades, passamos repetidamente pelas mesmas ruas, temos contato com as mesmas pessoas, problemas e reclamações. O que traz a sensação de termos vivido intensamente a vida são as novas experiências, tudo aquilo que quebra a nossa rotina, fazendo com que a mente saia do automático e pense de forma criativa.

Uma forma de identificar se há repetições em excesso em sua vida é perceber se existe aquela desagradável sensação de que não houve novidades na semana, ou mesmo durante um ano inteiro. Sua percepção é de que o tempo passa voando, pois não há nada de novo para pontuar os acontecimentos, o tempo é vivenciado acessando registros mentais de forma automática. 

A dica eficiente para solucionar esse problema é mudar a rotina e inovar os acontecimentos usuais, alimentando o cérebro com novidades constantes. Iniciar o aprendizado de uma nova língua, criar novas rotas para chegar ao mesmo destino, tirar férias sempre em lugares diferentes, usar roupas diferentes, cozinhar uma nova receita, trocar a cor do cabelo, criar novas situações e contatos.

Para acabar com aquela sensação de que o ano passou voando, marque os acontecimentos usuais da vida, realizando-os de forma inovadora. Datas como o seu aniversário, dia das mães, dos namorados, natal, podem ser comemorados de forma diferente a cada ano. Se você costuma comemorar o natal em casa, modifique a rotina este ano, faça uma viagem com a família. Diferencie a celebração do seu aniversário, faça algo inusitado, marcando esse dia como especial e inesquecível.

Saia da rotina e viva intensamente o que é diferente para que o seu tempo não voe! 

Paz & Luz!!


Fonte:  Somos Todos Um

Nenhum comentário:

Postar um comentário