sexta-feira, 25 de março de 2011

As Crianças e o Futuro de Nosso Planeta

           
                                                                     CRIANÇAS
                   Nossas crianças! Alguém já parou para pensar como será o nosso Planeta daqui  alguns anos?O que nossas crianças de hoje, adultos de amanhã receberão de herança?
                   Muitas pessoas falam em cuidar do Planeta, preservar o meio ambiente,claro que são assuntos importantes que nós inclusive defendemos, mas ninguém pára pra pensar como queremos que sejam os adultos de amanhã!Pensamos em deixar um Planeta melhor para nossos filhos,sobrinhos,netos...,  mas quando que nos ocorrerá em deixarmos filhos melhores para nosso Planeta!
                  Sim dizemos isso pois devemos nos preocupar em mostrar para os pequenos o real valor, o cuidado que eles tem que ter com a natureza, os animais, as outras pessoas, enfim a sociedade em geral, toda a humanidade.
                   Precisamos educa-los desde pequeno em casa ainda antes mesmo de ir pra escolas.
                    A educação que se recebe em casa é o que determina as atitudes e as posturas dos filhos frente ao mundo. Uma criança que aprende o respeito e valores dentro de casa, através do exemplo de seus pais, crescerá e se tornará um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive no respeito ao nosso planeta. A educação das crianças cada dia está sendo levada a sério pelas creches, escolas, avós, irmãos mais velhos, companheiros do colégio e do pátio, além dos meios de comunicação.

                    Como podemos garantir o desenvolvimento sustentável?
                    Com atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, não demorar no banho, jogar o lixo nos locais apropriados, comprar carros movidos a combustíveis alternativos, engajar-se em movimentos de ajuda comunitária, não depredar o patrimônio natural, limpar o quintal de sua casa, tratar com respeito as pessoas diferentes de você, e por aí vai.
                   Promover o desenvolvimento sustentável significa conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o fim da pobreza. Em outras palavras, todos precisam gerar riquezas com o objetivo de distribuí-las do modo equilibrado, a fim de melhorar a qualidade de vida de todos, mas levando em conta a qualidade ambiental do Planeta.
A criança e o futuro do nosso planeta

               Ao criar o mundo, Deus nos presenteou com uma diversidade de recursos naturais, que poderiam ser usados, mas que também teriam de ser preservados. No entanto, durante muito tempo, em nome do progresso e do desenvolvimento econômico, o homem usou e abusou desses recursos naturais. Conseqüentemente, eles foram se esgotando.
              As metas do desenvolvimento sustentável são estas: satisfação das necessidades básicas da população, solidariedade para com as gerações futuras, preservação dos recursos naturais, elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas, programas educativos e participação de cada um de nós nessa preservação.
              Como despertar uma consciência ecológica nas nossas crianças, nos nossos filhos? Abaixo vão algumas dicas:

              - Em primeiro lugar, dando exemplo dentro de casa, quanto à economia de energia, água, papel, evitanto toda forma de desperdício.
      
              - Quando forem passear com eles, levar sempre sacos de lixo, e não jogar lixo em qualquer lugar.

              - Se morarem em prédios, condomínios, realizarem gincanas de limpeza, dando às crianças essa responsabilidade, munindo-as de luvas, sacos de lixo e premiação quanto à limpeza. Crianças gostam de responsabilidades e desafios.

              - Verificar se na escola do seu filho, são desenvolvidos projetos ambientais e consciência ecológica. Caso não haja esse tipo de ação, sugerir e se engajar no projeto.

              - Locar filmes, desenhos que tenham como foco a preservação do meio ambiente.

              - Incluir na leitura dos seus pequenos livros que incentivam a preservação do meio ambiente.

     Entrando no site www.canalkids.com.br/meioambiente, as crianças são levadas a pensar de maneira divertida e numa linguagem acessível nos problemas ambientais e até se inscreverem para fazerem parte do canalkids club.
              Se realmente queremos deixar um mundo melhor para nossos filhos, a melhor coisa a fazermos é formar nas nossas crianças uma consciência ecológica desde cedo. Nosso planeta agradece.
              Por isso não espere mais é chegada a hora! mude suas atitudes também e dê o exemplo!



                                    


                                   POSTADO PELAS TERAPEUTAS RESPONSÁVEIS
                                                     Catarina Fraga e Crislaine Fraga
   
                                                                    VOLTEM SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário