domingo, 8 de setembro de 2013

AME-SE



"A atitude de se amar dissolve os sentimentos de culpa, raiva e medo"
Para ser mais feliz e se amar mais, você precisa conquistar uma mente positiva e libertar-se da culpa, das críticas e cobranças. Por amor a você, pare de se culpar, pare de se criticar e de se julgar.

Aceite-se como você é. Aceitação não é ser conivente com seus erros e defeitos, mas aprender com eles. Se você realmente conseguir não se culpar, está se amando e sendo paciente com você.

Como disse Dalai Lama em seu livro A Arte da Felicidade: "Produtos de um mundo imperfeito, todos nós somos imperfeitos. Cada um de nós fez algo de errado. Há coisas que lamentamos - coisas que fizemos ou que deveríamos ter feito. Reconhecer nossos erros como um verdadeiro sentido de remorso pode servir para nos manter na linha na vida e pode nos estimular a corrigir nossos erros quando possível e dar os passos necessários para agir corretamente no futuro. Porém, se permitirmos que nosso remorso degenere, transformando-se em culpa excessiva, se nos agarramos à lembrança das nossas transgressões passadas com uma contínua atitude de censura e ódio a nós mesmos, isso não leva a nenhum objetivo, a não ser o de representar uma fonte implacável de autopunição e de sofrimento induzido por nós mesmos".

Observe sua tendência de se criticar, de autopunição, de se desvalorizar e não permita mais que esses padrões mentais negativos dominem você. Tome consciência das muitas vezes que você se culpa e se diminui sendo assim seu verdadeiro inimigo.

Se você tem esse hábito de se criticar, você faz isso também com seus filhos, cônjuges, parentes, amigos, com as pessoas que você mais gosta. E agindo assim, você não os ajuda, pois as críticas geram culpa e raiva e não estimulam a transformação positiva.

A base da Filosofia e Ética do Yoga é ahimsa, não violência. É sentir amor, a aceitação, bondade por si mesmo para poder expandir esses sentimentos aos outros.

Veja seu lado positivo. Descubra suas qualidades. Valorize-se. Torne-se seu verdadeiro amigo sendo amável e carinhoso com você.

Liberte-se da crença de que você é pecador. Essa crença limitante impede você de descobrir sua grandeza como filho de Deus. Em vez disso, afirme para si mesmo: "Eu sou filho de Deus perfeito"; "Ó Deus que está no profundo da minha alma, ó força infinita, manifestai-Vos".Tenha a humildade de aprender com seus erros e desenvolva responsabilidade sobre suas ações. Liberte-se da culpa, perdoando-se e pensando com bondade a seu respeito.

Baba Muktananda, um grande Mestre yogue disse: "O ser humano não é inadequado como pode parecer. Ele é sublime e somente se prejudica porque não está consciente de seu próprio valor e dignidade".

Baba nos fez entender porque sofremos quando ele disse: "Você é sublime; você é digno. Por que você sofre? Você sofre porque pensa que não é bom o suficiente".
Assim, ele nos orienta a contemplar e sentir a divindade em nosso interior com essa consciência: "Eu sou sublime, eu sou digno porque Deus habita em mim".

A Filosofia do Yoga nos ensina que nossa essência é divina e que nada existe além de Deus. Viemos nesse planeta para essa autodescoberta e nosso maior dever é acender essa chama divina em nós.

As qualidades divinas já existem em nós como joias preciosas esperando serem desenvolvidas. Precisamos cultivar a compaixão, a bondade, a caridade, a paciência, a generosidade, o desapego e a não violência.

Quando você se perdoa e tem pensamentos positivos a seu respeito, você perdoa os outros e para de criticá-los. Terá pensamentos positivos a respeito deles e descobrirá qualidades neles. Desse modo, você se torna uma pessoa amável, compreensiva, que irradia tranquilidade e amor.

Na medida em que o amor vai crescendo em seu interior, você cuida melhor do seu corpo e da sua mente, e vai se sentindo cada dia melhor. O amor é o poder que cura. O amor dissolve a raiva, liberta da culpa, faz o medo desaparecer.

Quando você se ama, é mais feliz no amor, no trabalho, no seu lazer, em todas as suas atividades e se torna uma pessoa melhor em todos os sentidos.Quem se ama é uma pessoa feliz, pois se sente bem consigo mesma, transmite alegria, serenidade e pode também fazer os outros mais felizes.

Aprenda a se amar mais. Seja seu amigo e cuide bem de você! Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! 

⊱✿◕‿◕✿⊰ Paz & Luz, Bjo,Bjo  ⊱✿◕‿◕✿⊰

Nenhum comentário:

Postar um comentário