O buddha gordo não é o buddha Shakyamuni (Siddhartha Gautama).
O famoso buddha gordo e feliz não é o buddha Siddhartha Gautama ele é Hotei ou Hotei-San, um dos 7 deuses do Xintoismo.
Algumas publicações o chamam de Poe Tae Hoshang.
É o senhor da magnanimidade, da generosidade humana. Vive rindo, sempre de bom humor, e por isso mesmo, traz saúde e felicidade, pois está sempre satisfeito com o que tem. Dizem que Hotei tem recurso interior para todos que queiram atingir a serenidade completa e sabedoria búdica. Geralmente é representado com uma enorme barriga e roupa caindo pelos ombros. Seu abdômen avantajado não simboliza a gula, pelo contrário, é símbolo da satisfação.
Hotei, conhecido como o “Buddha gordo”, é na verdade a representação de um monge chinês frequentemente encontrado em templos, restaurantes e amuletos. No folclore da China, ele acabou sendo associado a Maitreya.
Para os japoneses, o “hara” (ventre) representa o coração e personalidade, portanto seu vasto “hara”, representa grandiosidade de espírito.
No Ocidente ele é muitas vezes erroneamente visto como uma representação do buddha Siddhartha Gautama.
Segundo a crença popular, apreciar uma pintura ou ter uma estatueta de Hotei espanta as preocupações.
É muita difundida a ideia que ao termos esse buddha, confundido com Siddhartha Gautama, ter uma imagem dele virada de costas para a porta principal e ainda ter uma nota de dinheiro perto, dentro ou embaixo dele. Reza a lenda que Hotei trazia sorte para quem fosse visitado em sua casa por ele. Para "reter" a sorte, surgiu o costume.
Siddhartha é Siddhartha, Hotei é Hotei.
De : Shihan Shankara
Por: Professoras & Terapeutas: Crislaine Fraga & Dara Ramos
Esperamos que tenham gostado!!
⊱✿◕‿◕✿⊰ Paz & Luz, Bjo,Bjo ⊱✿◕‿◕✿⊰
Nenhum comentário:
Postar um comentário