A arte de ensinar e a arte de aprender
A arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo!
Ao dar a conhecer seus ensinamentos, a Logosofia manifesta que existe uma imensidão desconhecida para o homem, na qual este deve penetrar. Dá a conhecer, além disso, que enquanto se interna nessa imensidão que é a Sabedoria, isto é, enquanto aprende, pode também ensinar, porque a arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo, ou, dito de outro modo, enquanto de uma parte o ser aprende, aplica de outra esse conhecimento a si mesmo e, ensinando a si mesmo, sabe depois como ensinar aos demais ...
Eis aí, justamente, onde começa a tornar-se difícil a arte de ensinar, porque não se trata de transmitir um ensinamento, ou de mostrar que se sabe isto ou aquilo; quem assim fizesse, se converteria em um simples repetidor do ensinamento, em um autômato, e seu labor careceria de toda eficácia. Já é outra coisa, quando através da palavra de quem ensina, coincidente com seus atos, vão se descobrindo qualidades relevantes; e outra coisa é, também, quando, no que escuta e aprende, vai se manifestando a capacidade de assimilação; então, o que aprende, aprende de verdade, e quem ensina, ensina com consciência.
Para cultivar estas artes, quando se aprende deve-se sempre situar a si mesmo na posição mais generosa, qual seja a de aprender sem mesquinhez, a de aprender para saber dar, para saber ensinar, e não com objetivos egoístas, fazendo-o para usufruto próprio, exclusivo, que é, em último termo, a negação do saber.
A Sabedoria logosófica prodigaliza-se, por isso, aos que mais tarde saberão ensinar, aqueles que terão em conta, ao fazê-lo, todos os detalhes que, correntemente, passam inadvertidos e depois travam o entendimento dos seres.
Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar; mas nunca terá que se exceder nessa generosidade, pretendendo ensinar antes de haver aprendido.
É mister conhecer a fundo a psicologia humana, para descobrir todos os subterfúgios que existem no complexo e misterioso mecanismo mental do homem.
Quando se inicia a heróica empresa do próprio aperfeiçoamento, é necessário acostumar-se a caminhar com firmeza, sem vacilações nem desacertos, buscando sempre a segurança no próprio conhecimento, e, quando aquela não existir, este deve ser cultivado, para que se consiga obter esses frutos que fazem, depois, a felicidade interna.
Trechos extraídos do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico págs. 260 e 261.
Até a Próxima, Voltem sempre!!!!!!!!!
Á SERVIÇO DO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA. ESPAÇO DESTINADO A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL E AO CONHECIMENTO. CONVIDAMOS A TODOS A NOS AJUDAREM A PROPAGAR ESSA CHAMA DE EVOLUÇÃO !! PAZ,AMOR E LUZ ✌ ❤ ☀ FIQUEM TODOS COM DEUS, ABREIJO. BLOG MANTIDO EM MEMÓRIA DE CATARINA J. DE FRAGA, NOSSA QUERIDA TERAPEUTA DARA RAMOS RAMOS.
Páginas
Espaço Renascer da Fênix
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário